7º ANO

COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ DE ALENCAR
PROJETO DE VIDA ENSINO FUNDAMENTAL

INVENTÁRIO DAS AULAS:

AULA 1  -DIA 18 DE MARÇO
AULA 2  -DIA 25 DE MARÇO
AULA 3 - DIA 1º DE ABRIL
AULA 4  - DIA 8 DE ABRIL

Queridos alunos: Conforme já explicado nas aulas anteriores, coloquem a data e realizem a aula em seu caderno: 

AULA 5  - 15 de abril de 2020 
Quarta-Feira
Eixo: Atuação Protagonista 
Objeto de conhecimento: Escolhas
Habilidades a serem desenvolvidas: Aprender a fazer escolhas

 1. Analise cada uma das frases abaixo e escreva o  significado de cada uma delas para você:


AULA 6  - 22 de abril de 2020 
Quarta-Feira
Eixo: Atuação Protagonista 
Objeto de conhecimento: Escolhas
Habilidades a serem desenvolvidas: Aprender a fazer escolhas, refletir para tomar decisões

Escolhas


            Todos precisamos escolher assim como, é preciso ter consciência das consequências de nossas escolhas, sejam elas positivas ou negativas 
            Vale lembrar que a vida cobra muito caro pelas escolhas erradas que fazemos.
Escolher significa deixar alternativas para trás.  
Uma boa escolha não deixa dúvidas ou culpas. 

 Segundo Clemen (1996), uma boa decisão é aquela que minimiza os riscos. Na verdade, boa parte da literatura sobre a decisão está apoiada em pressupostos de processos racionais. 
As escolhas sobre o que e como consumir começam muito antes do momento da compra propriamente dita. Elas remontam às expectativas mais básicas da existência humana, constituindo-se nas experiências com o corpo, com idéias, com emoções, com outras pessoas, sobre o tempo e o espaço, sobre regras e o simbolismo. Em cada um desses campos de experiências, o sujeito busca ordem e superação, numa dinâmica insolúvel, porém complementar. O jogo dos dois movimentos (ordenação e superação) sobre os campos de experiências é o pano de fundo de onde brotam as expectativas, iniciando o processo de escolha.


            O processo todo de escolha, portanto, é influenciado pela qualidade das experiências do sujeito nos campos básicos da existência. 
As escolhas definem o sucesso e as derrotas da vida. 
            Nossa vida pauta-se também na possibilidade que temos em escolher. Essa liberdade de decidir representa o que difere o ser humano. Ao mesmo tempo que decidir é uma possibilidade, torna-se também um grande sofrimento quando nos mantemos na indecisão e na incapacidade de orientar nossas decisões.
            Para as realizações acontecerem, passos precisam ser dados. Um posicionamento pode nos custar indiferenças, tristezas, mas também muitas alegrias. A indecisão demasiada nos leva até mesmo ao adoecimento e a um conflito emocional. Ao nos colocarmos como reféns de uma decisão que pode ser tomada por nós mesmos, é importante que possamos “colocar na balança” os prós e contras daquela decisão, pensando que ela sempre envolverá uma ação.
            Viver sem um posicionamento ou atrelado sempre às decisões de terceiros pode também ter um preço muito alto, pois, em algum momento de consciência, vamos adotar uma postura negativa, culpando terceiros, eximindo-nos da nossa parte na história.
            Muitas vezes, adotamos uma postura de procrastinação, ou seja, de empurrar o máximo do tempo possível para resolver algo, justamente pela necessidade de posicionamento. Ora, também essa postura pode nos ajudar por um tempo (enquanto avaliamos algo), mas se sempre for adotada, gerará um ciclo de ansiedade e angústia, pois sempre estaremos “correndo” ou atrasados para resolver algo.
            Outra situação que pode acontecer é quando uma pessoa que busca sempre a perfeição e a melhor opção para todos também se encontra indecisa. Nosso medo de errar também gera esse bloqueio. Parece que preciso fazer tudo de forma tão perfeita, que caio no processo de indecisão.
           
Escolher para fugir da indecisão:  Decidir, como diz a origem da palavra, é “cortar fora”, ou seja, eu opto por algo e declino de outra coisa. E aí que a tal procrastinação entra: é mais fácil atribuir a terceiros ou não se envolver com algo, por não querer um posicionamento que possa, por exemplo, desagradar alguém.

 AULA 7  - 29 de abril de 2020 
Quarta-Feira
Eixo: Atuação Protagonista 
Objeto de conhecimento: Escolhas
Habilidades a serem desenvolvidas: Aprender a fazer escolhas, refletir para tomar decisões

Responda em seu caderno:
1.     O que é uma escolha?
2.     Por que precisamos decidir?
3.     Quantas vezes você, precisando posicionar-se frente a uma situação complicada, sentiu-se confuso, sem saber o que fazer, incomodado ou pensando até mesmo em deixar uma situação de lado? 
4.     Se um cliente continua a pesquisar preços e condições de um artigo que já comprou, há algo errado na escolha. Quererá ele certificar-se de que fez uma boa escolha?
5.     Qual o conceito de escolha?
6.     O que significa fazer escolhas?
7.     O que é a liberdade de escolha?
8.     Recentemente acompanhamos a divergência entre o presidente e o Ex-Ministro da saúde sobre escolher entre o isolamento total ou apenas do grupo de risco, a saúde ou a economia, etc. Você acha que é uma escolha fácil? Qual a sua opinião a respeito desta escolha?


AULA 8  -  6 de maio  de 2020 
Quarta-Feira
Eixo: Atuação Protagonista 
Objeto de conhecimento: Escolhas

Habilidades a serem desenvolvidas: Aprender a fazer escolhas, refletir para tomar decisões


Quantas vezes você já ouviu alguém mais velho dizer coisas como: Respira fundo, pense bem, conte até dez.... etc? Todas essas frases que ouvimos como conselhos de nossos pais, avós, tios e demais pessoas queridas, nos chamam a atenção para a importância de pensarmos antes de agir, de refletirmos antes de fazer uma escolha. Clique no título e leia e copie o artigo abaixo, 

Contar até 10 antes de tomar decisões,  importância de refletir

Agora crie um mapa conceitual sobre:

Escolhas e refletir para tomar decisões

Pode ser à mão ou usando o software: cmaptools, nesse caso imprima e deixe em seu caderno




Sintam-se abraçados.  Professora Mariane Soares  
Você é o visitante nº:

contador de visitas pra site


voltar  para a página da escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário