6º ANO

COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ DE ALENCAR
PROJETO DE VIDA ENSINO FUNDAMENTAL

INVENTÁRIO DAS AULAS:

AULA 1  -DIA 18 DE MARÇO
AULA 2  -DIA 25 DE MARÇO
AULA 3 - DIA 1º DE ABRIL
AULA 4  - DIA 8 DE ABRIL
Queridos alunos: Conforme já explicado nas aulas anteriores, coloquem a data e realizem a aula em seu caderno: 

AULA 5  - 15 de abril de 2020 
Quarta-Feira
Eixo: Identidade 
Objeto de conhecimento: Dados relativos à história e vida pessoal
Habilidades a serem desenvolvidas: Conhecer e descrever as suas características e qualidades. 

Conceito de Característica: substantivo feminino Qualidade; o que difere uma pessoa de outra; que é particular e próprio de algo ou de alguém; qualidade capaz de identificar, definir ou classificar alguém ou alguma coisa: característica física, emocional, intelectual, social.  (fonte: https://www.dicio.com.br/caracteristica/)

Ou seja, as características são o que fazem você ser VOCÊ! Igual, mas diferente. 
Especial e único! 
Realizando
1. Agora, se olhe no espelho, e para si mesmo (seus pensamentos e emoções) e escreva no mínimo 3 características suas: 
a. Físicas:
b. Emocionais:
c. Intelectuais:
d. Sociais:

2. Responda com sinceridade:  
  • Você se conhece? 
  • Sabe do que gosta? 
  • Mas por que é importante se conhecer? 
3.Faça uma capa para o seu caderno: pense a respeito de quem você é e do que você gosta e elabore uma capa criativa para seu caderno de projeto de vida. Que deve, claro, retratar seus gostos e qualidades. Use a imaginação, a criatividade e divirta-se! 
AULA 6  - 22 de abril de 2020 
Quarta-Feira
Queridos alunos: Conforme já explicado nas aulas anteriores, coloquem a data e realizem a aula em seu caderno: 
Eixo: Identidade 
Objeto de conhecimento: Dados relativos à história e vida pessoal
Habilidades a serem desenvolvidas: Conhecer e descrever as suas características e qualidades. 

A palavra é: AUTOCONHECIMENTO (clique para ler o texto) e copie o conteúdo em seu caderno)

AULA 7  - 29 de abril de 2020 
Quarta-Feira
Queridos alunos: Conforme já explicado nas aulas anteriores, coloquem a data e realizem a aula em seu caderno: 
Eixo: Identidade 
Objeto de conhecimento: Dados relativos à história e vida pessoal

Habilidades a serem desenvolvidas: Conhecer e descrever as suas características e qualidades. 

Copie e responda as questões abaixo a partir do texto proposto na aula 6: 
1. O que é autoconhecimento?
2. Qual é a importância do autoconhecimento?
3. Qual é a relação do autoconhecimento com a inteligência emocional?
4. Como o autoconhecimento pode ajudá-lo a ter sucesso pessoal e profissional?
5. Quais são os três eixos do autoconhecimento. Explique-os: 
6. Escreva agora, suas qualidades e defeitos. Além disso, descreva como você pode melhorar seus defeitos e aproveitar suas qualidades, usando isto  a fim de realizar seus sonho e projetos pessoais. 
AULAS 9  e 10 - 06 e 13 de maio de 2020 
Quarta-Feira
Queridos alunos: Conforme já explicado nas aulas anteriores, coloquem a data e realizem a aula em seu caderno: 
Eixo: Identidade 
Objeto de conhecimento: Dados relativos à história e vida pessoal

Habilidades a serem desenvolvidas: Conhecer e descrever as suas características e qualidades. 

Exercícios para desenvolver o autoconhecimento 
Copie as atividades abaixo. A realização delas  será contínua durante 15 dias. Você irá elaborar um diário detalhado da  realização destas atividades, no seu caderno. E ao final destes 7 dias, irá fazer uma avaliação de como o autoconhecimento se ampliou após este estudo. O diário será feito em seu caderno do projeto de vida mesmo.  Seguem os exercícios: 
1. Os três “porquês” do autoconhecimento: Antes de tomar uma decisão, pergunte a si mesmo “por que?”. Acompanhe sua resposta com outro “por que?” e depois um terceiro.  Se você puder encontrar três boas razões para continuar nessa decisão, você terá mais clareza em sua mente, conseguirá agir de forma racional, evitará más ações .Inicie cada dia do diário com uma decisão que você precisa tomar e essas 3 questões, responda-as. 
2. Expanda seu vocabulário emocional: O filósofo Wittgenstein disse: “Os limites do meu idioma significam os limites do meu mundo”. As emoções criam respostas físicas e comportamentais poderosas que são mais complexas do que um simples “feliz” ou “triste”. Colocar seus sentimentos em palavras têm um efeito terapêutico em seu cérebro. Afinal, se você não consegue articular como se sente, isso pode criar estresse e outras sensações negativas. Aumente seu vocabulário emocional e aprenda  uma nova palavra a cada dia e não tenha medo de ir além e se aprofundar em seus sentimentos, anote a palavra, seu significado e uma frase em que você a usou falando com alguém que você ama. 

3. Ruptura das reações viscerais: Uma pessoa que não pratica o processo de autoconhecimento corre no piloto automático e responde com reações intempestivas. Um bom índice de autoconhecimento permite que você avalie as situações de forma objetiva e racional, sem agir baseado em preconceitos e estereótipos. Portanto, respire fundo antes de tomar uma atitude, especialmente quando uma situação vai desencadear frustração ou raiva. Isso lhe dará tempo para reavaliar sua resposta e definir se ela será mesmo a melhor opção. Escreva todas as vezes que você conseguiu pensar antes de agir.

4. Seja responsável perante suas falhas: Ninguém é perfeito. Estar ciente de suas falhas, mas não aceitar a responsabilidade por elas, acaba deixando o trabalho feito pela metade. Muitas vezes, criticamos os outros e ignoramos as nossas próprias falhas. O autoconhecimento ajuda a aumentar a percepção que temos sobre nós mesmos, criando um espelho interior e prevenindo comportamentos hipócritas. Evolução e autoconhecimento só acontecem quando você reconhece uma falha. Crie o hábito de assumir suas responsabilidades, em vez de dar desculpas, e veja como você pode melhorar. Anote coisas que você errou, e momentos em que você percebeu suas falhas. 

5. Monitore sua “auto-fala”:  comentários sem parar em nossas cabeças que nem sempre são úteis. Um pouco de “auto-fala” negativa pode levar a quadros de estresse e depressão.  Anote todas as vezes que você não se controlou ao falar, e aquelas em que você conseguiu se controlar. 





Sintam-se abraçados.  Professora Mariane Soares  
Você é o visitante nº:

contador de visitas pra site


voltar  para a página da escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário